Nossos Serviços

Regularização Fundiária por meio de Georreferenciamento

Exigências Legais

 

O Georreferenciamento tornou-se obrigatório em todos os cadastros de imóveis rurais com área superior a 25 hectares, pois antes, pelo Decreto nº 4.449/2002. Se o proprietário de imóveis rurais acima de 25 hectares não fizer o Georreferenciamento certificando no INCRA e posterior registro em cartório, ficará impossibilitado da venda, doação ou parcelamento.

Regularização Ambiental

O Código Florestal, Lei  nº 12.651/ 2012, é a legislação brasileira que estabelece regras sobre o uso e a proteção da vegetação nativa em áreas rurais, regulamentando a preservação de florestas, matas e outras formas de vegetação em propriedades privadas e públicas.

Desde a sansão do Código Florestal, nossa empresa realiza projetos de regularização ambiental em atendimento aos preceitos do Cadastro Ambiental Rural.

No cenário em constante evolução da conservação ambiental e do desenvolvimento sustentável, o conceito de Cadastro Ambiental Rural, desempenha um papel fundamental na promoção do equilíbrio ecológico e do uso responsável da terra. O CAR é um cadastro público eletrônico nacional que funciona como ferramenta fundamental para gestão e controle das informações ambientais relacionadas às propriedades rurais.

Cotas de Reserva Ambiental (CRA):

Os proprietários de imóveis rurais com área de vegetação nativa acima do mínimo exigido podem “vender” suas cotas para propriedades que não cumprem os requisitos de RL.

Mercado de Crédito de Carbono

O mercado de crédito de carbono brasileiro foi instituído pela Lei n° 15.042/24, que regulamenta Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). Assim, os operadores de instalações e fontes de gases do efeito estufa ficam obrigados a submeter um plano de monitoramento e emitir relatórios conforme seu andamento. A diminuição de 1 tonelada de CO2 tem como incentivo a aquisição do Certificado de Redução ou Remoção Verificada de Emissões (CRVE), que garante a credibilidade junto ao SBCE e integridade socioambiental. O crédito de carbono propriamente dito pode ser obtido por meio da redução do desmatamento e degradação florestal, manejo sustentável de florestal, além da conservação e manejo do estoque de carbono florestal. Os créditos de carbono são ótimo potencial de investimento, podendo ser negociados no mercado financeiro.

Geoprocessamento por meio do Sensoriamento Remoto

O sensoriamento remoto é a ciência de medir e coletar informações sobre a superfície da Terra à distância sem o contato físico com a terra. Isso é feito por meio de sensores montados em satélites, aeronaves ou drones que capturam imagens e dados sobre a superfície , como temperatura, umidade, vegetação e imagem aérea de imóvel rural, para regularização ambiental. 

Os benefícios de sua utilização são:

– Maior abrangência espacial da área mapeada

– Possibilidade de obter informações em grandes áreas

– Coleta de dados à distância em áreas de dificil acesso

– Maior rapidez na coleta de informações

Aplicações do Sensoriamento Remoto

O sensoriamento remoto tem uma vasta gama de aplicações, incluindo:

  • Mapeamento e Cartografia: Produção de mapas topográficos, geológicos e temáticos.
  • Agricultura de Precisão: Monitorização de culturas agrícolas para otimização do uso de recursos.
  • Gestão de Recursos Naturais: Monitorização de florestas, corpos d’água e gestão de bacias hidrográficas.
  • Monitorização Ambiental: Estudo de mudanças no uso do solo, como desmatamento e degradação ambiental.
  • Previsão do Tempo e Clima: Coleta de dados meteorológicos para modelos climáticos.
  • Gestão de Desastres Naturais: Monitorização de áreas de risco e auxílio em operações de socorro e resgate.